Melhores Livros da Coleção

São cerca de 35 livros escritos pelo autor no período de dez anos, construiu todo um corpo de conhecimento a partir do que pesquisou inicialmente como autodidata, antes mesmo de ter começado sua vida acadêmica. Ainda que um número razoável de livros não seja considerado pelo próprio publicável, abaixo separa-se uma série dos melhores livros do autor pelo mesmo, livros que sintetizam todas suas ideais construídas num período conturbado.

 

A indelegável identidade do autor é colocada como sua marca, não passível de plágio em sua totalidade, não apenas pelo fato dos livros serem interligados, mas um conjunto de teorias que se completam. Como filosofia, não se ignora a lógica, mas antes, ao estabelecer regras próprias, vincula-se a uma lógica por vezes original. Alguns dos livros como ‘Crônicas do Tempo’, por exemplo, não se considera como o que possui a melhor escrita e desenvolvimento, porém, como o livro que tem as bases ideológicas dos demais livros, além de melhor sintetizar o conjunto de ideias e teorias. Há também livros ainda em produção, mas que pelos argumentos e desenvolvimento alcançaram o padrão de qualidade ambicionado pelo autor. Assim, o autor, não tem a pretensão de que todos os livros sejam lidos, mas sua obra básica, como a explanada abaixo:

 

Manuscritos do Tempo - 2013

Escrito com contornos e linguagem entre o poético e bíblico, a série de livros nos remete não somente à filosofia de ‘Corpus Ad Ventus’, como sua rica mitologia, contendo supostas obras antigas compiladas pelo autor e citadas nos demais livros da coleção de ficção. A obra reúne 15 livros, onde a síntese de todo o corpo de conhecimento produzido pelo autor é colocada numa proposta de cosmovisão e teoria do tudo, onde ciência e crença se interligam sem se contrariarem ou se anularem.

 

Sombras dos Tempos (sendo produzido)

Considerado pelo próprio autor seu livro mais ambicioso e extenso, narra a épica viagem de uma misteriosa Caixa ao longo dos tempos, por inúmeras gerações, culturas e civilizações e a busca de seus guardiões para compreender o enigma que ela esconde. O livro nos remete à nostalgia dos melhores e mais importantes momentos da humanidade, históricos ou não, onde a Caixa direta ou indiretamente influiu nos destinos da civilização até seu futuro, onde todas as perguntas são respondidas e o fantástico torna-se, enfim, a mais pura e poética ficção com contornos épicos. Sobretudo pretenciona romper regras e convenções comuns da literatura ao mesclar elementos de antologia e romance a narrativa.

 

Adormecidos - 2011

O original e mais importante dos livros da série ‘Universo Ofir’, nos apresenta a um futuro distópico improvável onde a humanidade decadente mergulha em seus próprios sonhos como escapismo a uma realidade cruel e possivelmente dominada por alienígenas. Somos apresentados ao mítico personagem Hedi Ofir que investiga um crime onírico ocorrido nos corredores de uma empresa produtora de sonhos para descobrir que mesmo ele fazia parte de um experimento e que sua caça na realidade é uma busca por si mesmo, ante um misterioso projeto intitulado ‘Oneiros Kronos’, que pode dar respostas sobre a natureza de sua realidade. Filosofia e ciência mesclam-se numa das obras prediletas do autor, nesta história em que se parte da premissa de que, ao dormir, você pode despertar em outra realidade.

 

Ars Ad Speculum - Discursos Sobre a Realidade - 2014

O livro de não ficção postula as teorias do poder das ideias e, como sendo um verbo, interagem com a realidade, modificando-a. Utilizando de fatos científicos e casos históricos reais, ainda que com uma linguagem de realismo fantástico, o livro prova-se como sendo mais do que uma teoria, mas que a própria especulação em si, mostrando como as ideias, assim como a arte ou a ciência, tem o poder de mudar os rumos da realidade como se modificasse o destino.

 

Neuroversus - 2012

Similarmente tecendo contos que se interligam, como em ‘Crônicas do Tempo’, ainda que inicialmente de modo independente, o livro foca-se no pai do mais importante cronólogo da TEMPUS, Rupert Keystone, cujo poder despertou a consciência multidimensional da ciência temporal, remetendo a um mix da mitologia multidimensional dos livros de ‘Corpus Ad Ventus’ e onde o conto final expõe o verdadeiro e mais importante dos poderes: a mente de Rupert, capaz de interagir com similares por outras dimensões e mesmo criar dimensões paralelas e adormecidas.

 

Crônicas do Tempo: Parallel Tales ®(Contos Paralelos) – 2009

Partindo da Teoria da Flor-do-Tempo de Ecce Libro, nesta obra de ficção o autor Gerson Avillez nos apresenta uma série de oito contos, aparentemente desconexos, que apresentam diversos elementos paralelos comuns que serão gradualmente sentidos ao longo do livro. A finalidade é abordar as diversas teorias e teses especulativamente propostas em Ecce Libro, na demonstração dos mundos de Saga dos Tempos.

 

Crônicas Atemporais ®(Timeless Chronicles) - 2010

Aqui ‘Crônicas Atemporais’ trata das fundações da própria T.E.M.P.U.S. e seu conflito com as misteriosas entidades sombrias chamada Homo nulus e o vilão Designium onde a busca pelos cinco desaparecidos, após um dos primeiros experimentos de Tempo se tornará vital. Enquanto John Roberts no passado (Oitavo Peregrino), após evitar uma guerra entre judeus e muçulmanos e salvar a linhagem Seth foge dos Templários e faz um acordo secreto para guardar os segredos das viagens temporais, chamada Ordo Christianitas Ad Ventus - um destes acaba se pervertendo, aliando-se aos Homo nulus, onde funda a precursora da Bug´s Time, do qual Alvaro Watchman participa.

 

O Império do Tempo - 2011

O Quarto livro da série de ficção de ‘Universo Diamante’ remete ao inspirativo e mítico personagem chinês que teria introduzido, dentre outras coisas, a ideia dos computadores numa concepção temporal onde o espaço pouco importa. Narra as aventuras da TEMPUS, uma agência temporal que desde seu início se vê às voltas com o simultâneo fim de sua própria civilização e uma busca pelo lendário povo do tempo chamado de O Império do Tempo, que seria de outra dimensão. Enquanto seu protagonista, inicialmente dividido entre a loucura e a possibilidade aterradora de dimensões paralelas, onde mesmo o WTC nunca fora derrubado, terá de embarcar numa missão pelo tempo e ainda salvar sua amada antes que os famosos prédios desabem no fatídico 11/9.

 

As Duas Faces do Espelho - 2013

O Quinto livro da série nos remete ao primeiro experimento bem sucedido da emergente ciência temporal, que os leva a seu primeiro paradoxo e dilema, quando se veem às voltas com um perigoso grupo rival da TEMPUS. Ao abrirem a ponte temporal com o futuro, antiéticos senhores que utilizam do poder ressoante dimensional para invadir inúmeras outras dimensões, levam o idealizador do projeto original a uma impensável aventura através do tempo e do multiverso.

 

O Filho da Eternidade - 2014

O último livro da série mergulha num dos mais importantes incógnitos da série: um ser ‘teomídeo’, que teria aparecido a um dos fundadores da TEMPUS - o ser procurado pelos remanescentes crononazistas para possuir seu imensurável poder por deter a convergência de todas dimensões do multiverso, proveniente da dimensão Impossível, enquanto um projeto nefasto pode colocar em risco todo o multiverso temporal.

 

Herdeiros do Destino - 2014

Estabelecendo uma narrativa em primeira pessoa, inicialmente remete a uma autobiografia para, posteriormente, revelar-se como uma obra escrita pelo próprio autor num mundo ressoante paralelo. A narrativa reúne em três tempos, fatos históricos com incrementos de ficção científica, onde os pontos sem respostas são preenchidos pela mais pura especulação com aspectos filosóficos e bíblicos, de modo sintético a toda obra do autor e seu modo de pensar, tendo por partida a benevolente Ordem dos Ventos, que resiste à subversiva Ordo Ad chaos, sua diametral oposta.

 

Chronomicon ® - 2012

Dividido em oito histórias sob temática inicialmente tropical, abordando aspectos sobrenaturais do imaginário destes locais, indo ao espaço sideral e ao futuro longínquo, liga os universos propostos e conceituais de ‘Saga dos Tempos’, ‘Sleepers’, ‘Abin’, ‘Dark Sector’ e ‘Síndrome Celestial’ num só universo, onde encontros e desencontros ocorrem revelando o embate que excede o tempo. Variando do suspense e ficção cientifica ao terror, propostas morais e aspectos nunca revelados destes mundos mitológicos criado por Gerson Avillez.

Dando seguimento aos livros de Saga dos Tempos, outros universos ressoantes são mostrados em vários contos que muitas vezes se interligam. Quando após o Big One, um jornalista encontra, ao seguir mothmans nos escombros subterrâneos, um misterioso manuscrito em português sobre viagens no tempo. Tal fato o leva a ex-temponautas, em aliança a Fo-Hi, para desvendar o desaparecimento de uma Zona Temporal Neutra no Brasil: num mundo paralelo ressoante, o nazismo venceu a guerra graças a Designium e domina o Brasil e Argentina, através de um culto chamado Tempus ad Templus, que adora Chronos, levando a descobrir o meio de destruí-lo e salvar seus amigos temponautas, tendo que enfrentar os nazistas no Brasil e encontrar a sociedade perfeita em outro extremo reflexivo.

 

Operação Cerberus - 2015

Uma série de casos sem aparente relação leva uma seita atrás de um conhecimento capaz de romper dimensões. Enquanto isso, uma jovem livreira com uma vida comum conhece um misterioso jovem sem passado aparente, enquanto um investigador com habilidades incomuns penetra na cena de um crime enigmático. À medida que a livreira e o misterioso jovem se envolvem, traços indicam que sua realidade não é a que vivemos e sendo diferente ao conhecido, igualmente seu namorado, que na realidade revela-se um viajante do tempo. Duas histórias sem aparente relação que cruzam-se e, por fim, se entrelaçam num ponto comum, pois o amor é o destino.

Mas quando um projeto inescrupuloso chamado ‘Operação Cerberus’ se revela, percebemos que nossos protagonistas estão numa teia, não só de conspirações, mas do destino, os levando a uma busca que pode romper o tempo e as dimensões.

 

Confissões de Uma Mente Autista - Volume 1 - 2017

O livro, além de fazer um retrospecto da vida e obra do autor, tem a pretensão de traduzir sua forma de pensar, sua visão do universo, assim como detalhes de como seus livros foram escritos em suas teorias, tramas e personagens, de suas inspirações e modo de escrita, mostrando como sua obra e vida se mesclam. O livro também traz pontos de vista de conceitos como maldade e as coisas incríveis que teve a oportunidade de presenciar em vida.

 

Todas as Formas de Sonhar - 2016

Antologia em que os contos se amarram numa só trama. Quando um homem percebe que teve sonhos induzidos, passa a investigar cada um deles que se enquadra num dos contos, levando-o a compreender o que há de incomum entre eles e assim descobrir um mistério.

 

Cronomancer - 2017

Uma antologia com 30 contos cuja temática centra-se em distopias que oscilam entre o gênero horror e a ficção científica. Alguns dos contos pertencem aos universos anteriormente criados pelo autor.

 

Herdeiros do Caos - 2017

Após uma continuação alternativa de ‘Herdeiros do Destino’ (2014) intitulada ‘O Livro Maldito’, uma continuação oficial do mesmo. A Ordem do Ventos, após ficar sabendo que alguém no futuro está usando a ‘água dos profetas’ para passar informações no tempo, contatam um Gerson Machado de realidade alternativa para descobrir como a origem da Ordo Ab Chaos está entrelaçada com a Ordem dos Templários. A trama, que transcende a outros tempos, põe em risco o defendido ‘advento’ dos Cavalheiros do Vento, por abalos na linearidade provocada pela arqui-inimiga Ordo Ab Chaos.

 

Todos Os Dias de Um Pesadelo - 2018

Uma Seleção de contos em que o gênero varia do horror cósmico, ficção científica e mesmo trash, em inúmeros universos compartilhados. Histórias que apresentam reviravoltas e finais surpreendentes, muitos dos quais publicados em sites e revistas digitais da internet.

 

Psicognitionis: Tratados do Conhecimento da Alma - 2018

Os instintos e emoções fomentam percepções, sensações e impressões que conduzem não somente os comportamentos humanos até o sentimento que nos difere dos animais, como mesmo o conhecimento consequente. Da formação do senso de comunidade e sua moral gradualmente complexa, que nos tira da condição da selvageria, até as leis ante a formação de uma cultura e seu Ethos, que da psique coletiva emerge um conhecimento que não somente catalisa a consciência individual e coletiva como eleva (ou diminuí) a condição humana. O livro postula uma relação interdisciplinar entre a psicologia, pedagogia e filosofia para demonstrar o surgimento das matizes de mitos e símbolos do coletivo num Ethos, assim como sua evolução, deficiências e formação. Adentrando no âmago de uma genealogia da psique que fomenta tudo o que somos.

 

Signos Universais do Ethos (2020)

A continuação de 'Psicosofia' (2018) debulha a partir de uma concepção junguiana a origem e tipos de arquétipos inerentes ao inconsciente coletivo sendo ele também como um conhecimento adormecido do individuo. Similarmente discute como aspectos da filosofia moral aos seus problemas e resoluções abrangendo a cultura e valores de determinado povo ou grupo em seus pontos de evolução ou retrocesso como a exemplo dos ciclos e sabores históricos que estão declinados a se repetirem de modos diferentes ao longo da história. Traçando alguns paralelos com a filosofia moral bíblica tende a demonstrar a possibilidade de valores e símbolos de aspiração universal ao demonstrar aspectos desses traços tanto nos preceitos de discriminação como da maldade. Basicamente rediscute questões filosóficas ancestrais como o problema do mal sob uma ótica universalista ante uma crise de valores gerada em parte pelo relativismo pós-moderno que permeia hoje o mundo.

 

Caixa de Histórias (2019)

A Antologia abrange os contos do período de 2019, compilando uma série de contos passados no multiverso criado por Gerson Machado. São gêneros que variam da ficção científica ao horror cósmico. Coletânea que possui seis dos melhores contos do autor, segundo ele mesmo.

 

Livro Deum Conveniendum - Uma Visão do Cristianismo (2019)

Debruçando sobre os temas centrais do cristianismo o livro tece teses que abrangem a visão do autor sobre o cristianismo partindo da discussão da origem do cânon bíblico aos apócrifos, discutindo mistérios, polêmicas e possibilidades até um achado teológico que sobre o messianismo, angeologia e os principais erros do cristianismo tal como suas origens judaicas.Haveriam outros messias? Julgamento por obras? É possível barrar, atrasar e modificar o Apocalipse?

 

Histórias Nousóficas (2019)

Antologia de contos de gêneros de space opera ao horror cósmico, mas que muitas vezes cruzam universos comuns entre si. Sobretudo o livro compila alguns dos principais contos publicados no meio virtual no período de 2019 e 2020 sempre dando seguimento a estrutura de personagens e narrativas anteriormente criadas pelo autor com a intensão de elevar o pensamento, ser revolucionariamente original e trazer críticas aos problemas e males da sociedade.

 

Verbogonia (2020)

Antologia que explora os limites da imaginação em curtos contos de universos cruzados o compartilhados de um mesmo multiverso. Contos publicados em diversos sites, revistas e antologias reunidos como metáforas e críticas sociais as realidades hostis e problemas sociais. São 27 contos numa seleção que explora o âmago do espírito humano e originalidade.


Vício & Trauma

Numa concepção da desigualdade social arraigada sob a óptica psicológica, o autor faz nesse ensaio, sob conhecimento de causa, pensamentos filosóficos sobre a doentia relação desigual entre opressores e oprimidos. Da destituição absoluta da grandeza da virtude pelo inchaço dos vícios dos poderosos, o desequilíbrio de poderes e direitos geram nestes por um 'efeito Lúcifer' doenças do sadismo hedonista, narcisismo, mitomania, psicopatia, cleptomania a parafilias sobre vítimas que em graus diferentes de intensidade vão da Síndrome de Estolcomo, depressão, estresse pós-traumático, síndrome do pânico e tantos mais. No mais brutal meio de dominação que no coletivo exacerba a antropatias com aspirações ao totalitarismo, o termo aborda questões inéditas sobre novos conceitos numa nomenclatura própria sobre o fato de que a intencionalidade deliberada da desigualdade social e econômica muitas vezes é um problema de saúde mental coletiva.

O livro demonstra não apenas por deduções de lógicas filosóficas, mas conhecimento de causa e exemplos como o poder coersivo eeopressivo busca combater a sanidade da saúde mental e as virtudes da responsabilidade moral como potencializador em si mesma de modo viciado ante seus efeitos do medo e ódio nas vítimas, os traumas.


Filoversismo: Manifesto Sobre o Conhecimento

Como o resultado final de duas décadas de pensamentos do autor, desde quando autoditada, o ensaio traz uma síntese final de sua filosofia da informação onde através d3 novas abordagens e paradigmas demonstra como 'o verbo' é capaz de mudar o mundo. O termo criado pelo autor num grupo homônimo dos tempos de Orkut alude a isto como na essência das letras o amor ao verbo é transformador, ainda que muitas vezes, a exemplo Indústria da Informação nem sempre pra melhor. Do artigo de sua pós, a dissertação de graduação aos livros 'Ars Ad Speculum' o livro é o ápice da filosofia do autor ao lado de seu livro 'Chronogenises' como introdução explicativa a todos seus demais trabalhos de ficção.

 

Cronogenises (2020)

O livro compila a visão e filosofia do autor Gerson Machado sobre seu multiverso ficcional, abordando uma série de hipóteses filosóficas e protocientíficas sobre as possibilidades das viagens no tempo e do multiverso. Reunindo parte do material de originais abandonados pelo autor, o livro reúne as ideias centrais dos mesmos focando-se nas possibilidades filosóficas. O projeto pretende desmistificar conceitos e senso comuns acerca das hipotéticas viagens no tempo na ficção, assim como das possibilidades de transcender realidades através de uma filosofia que objetiva formar uma mecânica temporal prática ao desatar os nós dos paradoxos e outras incoerências. O exercício livre do autor ao formular suas ideias originais neste ensaio, é de fomentar o conceito das viagens no tempo como uma possibilidade real, assim como possível explicação para fenômenos presenciados pelo mesmo.

 

Para este livro foram usados projetos literários abandonados pelo autor como ‘As Mil Palavras’, ‘Ecce Libro’ (meu primeiro livro que compilava, inicialmente assuntos de interesse), ‘O Universo dos Tempos’ (que reunia apêndices dos livros da Saga dos Tempos), ‘Kairos - O Livro do Tempo’ e por fim ‘Os Infinitos Tons da Eternidade’, que por incoerências em associações físicas, usa apenas as ideias originais filosóficas do autor, hipóteses estas acrescidas com exemplos ao longo de vários livros de ficção científica. Todos trabalhos registrados pelo autor.

 

Confissões de Uma Mente Autista - Vol.2 (2019)

A segunda parte da autobiografia de Gerson Machado discute uma série de assuntos partindo de suas experiências pessoais de vida levando a um achado de aprendizados extraídos das injustiças que sofre. Temas que são da filosofia, política até a criação de uma nova língua e um guia para sobreviver a um suposto apocalipse global ou mesmo um diário onírico que compila sonhos num período de um ano da vida do autor. Toda forma de pensar complementar ao primeiro volume compilados nesse livro definido em cerca de 200 páginas. Ainda que mediante severas privações sociais e de direitos, mediante frequentes sabotagens em todas áreas o autor relata fatos e especulações nesse livro que revisita o pensamento humano de modo formidável.  

 

Para conhecerem as obras rejeitadas do autor visite a lista de livros disponíveis para download gratuito no site Recanto das Letras clicando aqui. Ajude ao autor adquirindo algum livro da lista acima clicando aqui.
Há também o site MALDOHORROR que publica alguns dos contos de horror de Gerson Machado, para acessar clique aqui.