Melhores Livros da Coleção

São mais de 40 livros escritos pelo autor no período de dez anos, construiu todo um corpo de conhecimento a partir do que pesquisou inicialmente como autodidata, antes mesmo de ter começado sua vida acadêmica. Ainda que um número razoável de livros não seja considerado pelo próprio publicável, abaixo separa-se uma série dos melhores livros do autor pelo mesmo, livros que sintetizam todas suas ideais construídas num período conturbado.

 

A indelegável identidade do autor é colocada como sua marca, não passível de plágio em sua totalidade, não apenas pelo fato dos livros serem interligados, mas um conjunto de teorias que se completam. Como filosofia, não se ignora a lógica, mas antes, ao estabelecer regras próprias, vincula-se a uma lógica por vezes original. Alguns dos livros como ‘Crônicas do Tempo’, por exemplo, não se considera como o que possui a melhor escrita e desenvolvimento, porém, como o livro que tem as bases ideológicas dos demais livros, além de melhor sintetizar o conjunto de ideias e teorias. Há também livros ainda em produção, mas que pelos argumentos e desenvolvimento alcançaram o padrão de qualidade ambicionado pelo autor. Assim, o autor, não tem a pretensão de que todos os livros sejam lidos, mas sua obra básica, como a explanada abaixo:

 

Manuscritos do Tempo - 2013

Escrito com contornos e linguagem entre o poético e bíblico, a série de livros nos remete não somente à filosofia de ‘Corpus Ad Ventus’, como sua rica mitologia, contendo supostas obras antigas compiladas pelo autor e citadas nos demais livros da coleção de ficção. A obra reúne 15 livros, onde a síntese de todo o corpo de conhecimento produzido pelo autor é colocada numa proposta de cosmovisão e teoria do tudo, onde ciência e crença se interligam sem se contrariarem ou se anularem.

 

Sombras dos Tempos (sendo produzido)

Considerado pelo próprio autor seu livro mais ambicioso e extenso, narra a épica viagem de uma misteriosa Caixa ao longo dos tempos, por inúmeras gerações, culturas e civilizações e a busca de seus guardiões para compreender o enigma que ela esconde. O livro nos remete à nostalgia dos melhores e mais importantes momentos da humanidade, históricos ou não, onde a Caixa direta ou indiretamente influiu nos destinos da civilização até seu futuro, onde todas as perguntas são respondidas e o fantástico torna-se, enfim, a mais pura e poética ficção com contornos épicos. Sobretudo pretenciona romper regras e convenções comuns da literatura ao mesclar elementos de antologia e romance a narrativa.

 

Adormecidos - 2011

O original e mais importante dos livros da série ‘Universo Ofir’, nos apresenta a um futuro distópico improvável onde a humanidade decadente mergulha em seus próprios sonhos como escapismo a uma realidade cruel e possivelmente dominada por alienígenas. Somos apresentados ao mítico personagem Hedi Ofir que investiga um crime onírico ocorrido nos corredores de uma empresa produtora de sonhos para descobrir que mesmo ele fazia parte de um experimento e que sua caça na realidade é uma busca por si mesmo, ante um misterioso projeto intitulado ‘Oneiros Kronos’, que pode dar respostas sobre a natureza de sua realidade. Filosofia e ciência mesclam-se numa das obras prediletas do autor, nesta história em que se parte da premissa de que, ao dormir, você pode despertar em outra realidade.

 

Ars Ad Speculum - Discursos Sobre a Realidade - 2014

O livro de não ficção postula as teorias do poder das ideias e, como sendo um verbo, interagem com a realidade, modificando-a. Utilizando de fatos científicos e casos históricos reais, ainda que com uma linguagem de realismo fantástico, o livro prova-se como sendo mais do que uma teoria, mas que a própria especulação em si, mostrando como as ideias, assim como a arte ou a ciência, tem o poder de mudar os rumos da realidade como se modificasse o destino.

 

Neuroversus - 2012

Similarmente tecendo contos que se interligam, como em ‘Crônicas do Tempo’, ainda que inicialmente de modo independente, o livro foca-se no pai do mais importante cronólogo da TEMPUS, Rupert Keystone, cujo poder despertou a consciência multidimensional da ciência temporal, remetendo a um mix da mitologia multidimensional dos livros de ‘Corpus Ad Ventus’ e onde o conto final expõe o verdadeiro e mais importante dos poderes: a mente de Rupert, capaz de interagir com similares por outras dimensões e mesmo criar dimensões paralelas e adormecidas.

 

Crônicas do Tempo: Parallel Tales ®(Contos Paralelos) – 2009

Partindo da Teoria da Flor-do-Tempo de Ecce Libro, nesta obra de ficção o autor Gerson Avillez nos apresenta uma série de oito contos, aparentemente desconexos, que apresentam diversos elementos paralelos comuns que serão gradualmente sentidos ao longo do livro. A finalidade é abordar as diversas teorias e teses especulativamente propostas em Ecce Libro, na demonstração dos mundos de Saga dos Tempos.

 

Crônicas Atemporais ®(Timeless Chronicles) - 2010

Aqui ‘Crônicas Atemporais’ trata das fundações da própria T.E.M.P.U.S. e seu conflito com as misteriosas entidades sombrias chamada Homo nulus e o vilão Designium onde a busca pelos cinco desaparecidos, após um dos primeiros experimentos de Tempo se tornará vital. Enquanto John Roberts no passado (Oitavo Peregrino), após evitar uma guerra entre judeus e muçulmanos e salvar a linhagem Seth foge dos Templários e faz um acordo secreto para guardar os segredos das viagens temporais, chamada Ordo Christianitas Ad Ventus - um destes acaba se pervertendo, aliando-se aos Homo nulus, onde funda a precursora da Bug´s Time, do qual Alvaro Watchman participa.

 

O Império do Tempo - 2011

O Quarto livro da série de ficção de ‘Universo Diamante’ remete ao inspirativo e mítico personagem chinês que teria introduzido, dentre outras coisas, a ideia dos computadores numa concepção temporal onde o espaço pouco importa. Narra as aventuras da TEMPUS, uma agência temporal que desde seu início se vê às voltas com o simultâneo fim de sua própria civilização e uma busca pelo lendário povo do tempo chamado de O Império do Tempo, que seria de outra dimensão. Enquanto seu protagonista, inicialmente dividido entre a loucura e a possibilidade aterradora de dimensões paralelas, onde mesmo o WTC nunca fora derrubado, terá de embarcar numa missão pelo tempo e ainda salvar sua amada antes que os famosos prédios desabem no fatídico 11/9.

 

As Duas Faces do Espelho - 2013

O Quinto livro da série nos remete ao primeiro experimento bem sucedido da emergente ciência temporal, que os leva a seu primeiro paradoxo e dilema, quando se veem às voltas com um perigoso grupo rival da TEMPUS. Ao abrirem a ponte temporal com o futuro, antiéticos senhores que utilizam do poder ressoante dimensional para invadir inúmeras outras dimensões, levam o idealizador do projeto original a uma impensável aventura através do tempo e do multiverso.

 

O Filho da Eternidade - 2014

O último livro da série mergulha num dos mais importantes incógnitos da série: um ser ‘teomídeo’, que teria aparecido a um dos fundadores da TEMPUS - o ser procurado pelos remanescentes crononazistas para possuir seu imensurável poder por deter a convergência de todas dimensões do multiverso, proveniente da dimensão Impossível, enquanto um projeto nefasto pode colocar em risco todo o multiverso temporal.

 

Herdeiros do Destino - 2014

Estabelecendo uma narrativa em primeira pessoa, inicialmente remete a uma autobiografia para, posteriormente, revelar-se como uma obra escrita pelo próprio autor num mundo ressoante paralelo. A narrativa reúne em três tempos, fatos históricos com incrementos de ficção científica, onde os pontos sem respostas são preenchidos pela mais pura especulação com aspectos filosóficos e bíblicos, de modo sintético a toda obra do autor e seu modo de pensar, tendo por partida a benevolente Ordem dos Ventos, que resiste à subversiva Ordo Ad chaos, sua diametral oposta.

 

Chronomicon ® - 2012

Dividido em oito histórias sob temática inicialmente tropical, abordando aspectos sobrenaturais do imaginário destes locais, indo ao espaço sideral e ao futuro longínquo, liga os universos propostos e conceituais de ‘Saga dos Tempos’, ‘Sleepers’, ‘Abin’, ‘Dark Sector’ e ‘Síndrome Celestial’ num só universo, onde encontros e desencontros ocorrem revelando o embate que excede o tempo. Variando do suspense e ficção cientifica ao terror, propostas morais e aspectos nunca revelados destes mundos mitológicos criado por Gerson Avillez.

Dando seguimento aos livros de Saga dos Tempos, outros universos ressoantes são mostrados em vários contos que muitas vezes se interligam. Quando após o Big One, um jornalista encontra, ao seguir mothmans nos escombros subterrâneos, um misterioso manuscrito em português sobre viagens no tempo. Tal fato o leva a ex-temponautas, em aliança a Fo-Hi, para desvendar o desaparecimento de uma Zona Temporal Neutra no Brasil: num mundo paralelo ressoante, o nazismo venceu a guerra graças a Designium e domina o Brasil e Argentina, através de um culto chamado Tempus ad Templus, que adora Chronos, levando a descobrir o meio de destruí-lo e salvar seus amigos temponautas, tendo que enfrentar os nazistas no Brasil e encontrar a sociedade perfeita em outro extremo reflexivo.

 

Operação Cerberus - 2015

Uma série de casos sem aparente relação leva uma seita atrás de um conhecimento capaz de romper dimensões. Enquanto isso, uma jovem livreira com uma vida comum conhece um misterioso jovem sem passado aparente, enquanto um investigador com habilidades incomuns penetra na cena de um crime enigmático. À medida que a livreira e o misterioso jovem se envolvem, traços indicam que sua realidade não é a que vivemos e sendo diferente ao conhecido, igualmente seu namorado, que na realidade revela-se um viajante do tempo. Duas histórias sem aparente relação que cruzam-se e, por fim, se entrelaçam num ponto comum, pois o amor é o destino.

Mas quando um projeto inescrupuloso chamado ‘Operação Cerberus’ se revela, percebemos que nossos protagonistas estão numa teia, não só de conspirações, mas do destino, os levando a uma busca que pode romper o tempo e as dimensões.

 

Confissões de Uma Mente Autista - Volume 1 - 2017

O livro, além de fazer um retrospecto da vida e obra do autor, tem a pretensão de traduzir sua forma de pensar, sua visão do universo, assim como detalhes de como seus livros foram escritos em suas teorias, tramas e personagens, de suas inspirações e modo de escrita, mostrando como sua obra e vida se mesclam. O livro também traz pontos de vista de conceitos como maldade e as coisas incríveis que teve a oportunidade de presenciar em vida.

 

Todas as Formas de Sonhar - 2016

Antologia em que os contos se amarram numa só trama. Quando um homem percebe que teve sonhos induzidos, passa a investigar cada um deles que se enquadra num dos contos, levando-o a compreender o que há de incomum entre eles e assim descobrir um mistério.

 

Cronomancer - 2017

Uma antologia com 30 contos cuja temática centra-se em distopias que oscilam entre o gênero horror e a ficção científica. Alguns dos contos pertencem aos universos anteriormente criados pelo autor.

 

Herdeiros do Caos - 2017

Após uma continuação alternativa de ‘Herdeiros do Destino’ (2014) intitulada ‘O Livro Maldito’, uma continuação oficial do mesmo. A Ordem do Ventos, após ficar sabendo que alguém no futuro está usando a ‘água dos profetas’ para passar informações no tempo, contatam um Gerson Avillez de realidade alternativa para descobrir como a origem da Ordo Ab Chaos está entrelaçada com a Ordem dos Templários. A trama, que transcende a outros tempos, põe em risco o defendido ‘advento’ dos Cavalheiros do Vento, por abalos na linearidade provocada pela arqui-inimiga Ordo Ab Chaos.

 

Todos Os Dias de Um Pesadelo - 2018

Uma Seleção de contos em que o gênero varia do horror cósmico, ficção científica e mesmo trash, em inúmeros universos compartilhados. Histórias que apresentam reviravoltas e finais surpreendentes, muitos dos quais publicados em sites e revistas digitais da internet.

 

Psicognitionis: Tratados do Conhecimento da Alma - 2018

Os instintos e emoções fomentam percepções, sensações e impressões que conduzem não somente os comportamentos humanos até o sentimento que nos difere dos animais, como mesmo o conhecimento consequente. Da formação do senso de comunidade e sua moral gradualmente complexa, que nos tira da condição da selvageria, até as leis ante a formação de uma cultura e seu Ethos, que da psique coletiva emerge um conhecimento que não somente catalisa a consciência individual e coletiva como eleva (ou diminuí) a condição humana. O livro postula uma relação interdisciplinar entre a psicologia, pedagogia e filosofia para demonstrar o surgimento das matizes de mitos e símbolos do coletivo num Ethos, assim como sua evolução, deficiências e formação. Adentrando no âmago de uma genealogia da psique que fomenta tudo o que somos.

 

Caixa de Histórias

A Antologia abrange os contos do período de 2019, compilando uma série de contos passados no multiverso criado por Gerson Avillez. São gêneros que variam da ficção científica ao horror cósmico. Coletânea que possui seis dos melhores contos do autor, segundo ele mesmo.

 

Para conhecerem as obras rejeitadas do autor visite a lista de livros disponíveis para download gratuito no site Recanto das Letras clicando aqui.
Há também o site MALDOHORROR que publica alguns dos contos de horror de Gerson Machado de Avillez, para acessar clique aqui.